A importância da tecnologia para a indústria têxtil
Postado em: 26 de julho de 2013

Cada dia mais, a tecnologia utilizada pela indústria têxtil é um componente decisivo para o desenvolvimento de coleções de sucesso comercial, que atendam às necessidades e aos desejos do consumidor contemporâneo.

Para que a indústria têxtil brasileira se torne mais competitiva, é fundamental investir em tecnologia, em maquinário apropriado para cada etapa da cadeia produtiva. As fiações precisam contar com o mais moderno equipamento para seu segmento, mas a fiação precisa ter continuidade nas malharias e tecelagens, pois os fios diferenciados oferecidos no início da cadeia precisarão ser trabalhados com maquinário de última geração na hora da produção de tecidos e malhas.

Muito se fala sobre o sucateamento da indústria nacional, mas muitas empresas têxteis brasileiras investem em tecnologia e inovação, pois sabem da importância desse investimento para o seu negócio. É claro que se compararmos a quantidade de maquinários novos na indústria têxtil brasileira com a quantidade do mercado chinês, por exemplo, veremos uma grande discrepância, com os orientais bem à nossa frente. Mas já estamos muito melhor do que há alguns anos e devemos acreditar e incentivar os empresários brasileiros a investir em tecnologia de última geração para fortalecer a indústria nacional como um todo e consolidar seu importante papel no país.

O investimento em maquinário moderno é alto, mas o retorno chega rápido pela sua eficiência e pelo aumento na produção e na qualidade, diferenciais que compensam largamente o montante investido.

A cadeia têxtil é uma das mais complexas entre as indústrias de transformação pela diversidade de etapas envolvidas, mas se o movimento da busca pelas novas tecnologias for realizado simultaneamente por todos os setores, certamente alcançaremos com maior rapidez e eficiência todas as nossas metas de modernização, eficiência e lucratividade.

 

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/mercado/A-importancia-da-tecnologia-para-a-industria-textil/#ixzz2aB3hBDnT